(Folha de S.Paulo) Se as eleições presidenciais norte-americanas fossem hoje, a secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, venceria qualquer candidato do Partido Republicano com muito mais facilidade doque o presidente Barack Obama, diz a revista Time. Hillary, que perdeu a candidatura democrata na eleição presidencial de 2008 para Barack Obama, derrotaria o atual favorito da oposição, Mitt Romney, por 55% a 38%, em levantamento realizado pela revista com 838 eleitores. Já Obama aparece tecnicamente empatado com o ex-governador de Massachusetts com 46% a 43%.
A performance de Hillary como chanceler tem sido mais elogiada por analistas e a mídia locais do que a política externa de Obama em si.
A ex-primeira-dama diz que não vai concorrer em 2016, quando terá 69 anos. Seu nome é citado como possível vice de Obama em 2012. Ela nega querer o cargo.
Leia na íntegra: Hillary tem chance maior em 2012 que Obama, diz pesquisa (Folha de S.Paulo – 29/10/2011)
Veja também:
“As eleições de 2012 nos Estados Unidos devem marcar o “ano da mulher” no Senado americano. (…) Esse é o maior número de titulares do sexo feminino a buscar a reeleição no Senado e possivelmente o maior número de candidatos nessa situação em uma eleição americana, o que pode levar a um ano excepcional para as mulheres no deliberativo – e cheio de testosterona – órgão legislativo. – Senadoras podem ter melhor ou pior ano nas eleições de 2012 (iG/The New York Times – 27/10/2011)