‘Sem olho roxo, mulher não tem credibilidade na delegacia’, por Samira Bueno

Ato unificado dia Internacional das Mulheres SP

Ato unificado dia Internacional das Mulheres SP. Foto: Mídia Ninja

06 de março, 2023 Universa/Uol Por Samira Bueno

Uma pesquisa realizada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública sobre violência contra a mulher no Brasil e divulgada na quinta-feira (2) mostrou que quase 80% das mulheres vítimas de algum tipo de violência no Brasil não procuraram a polícia. Deste total, 38% afirmaram ter resolvido o problema sozinhas. Samira Bueno, que é diretora do fórum, participou do programa Sem Filtro e elencou alguns motivos para quem mulheres não busquem ajuda. Entre eles está a revitimização. Ela destacou que muitas mulheres acreditam que a polícia não possa resolver a situação, em um primeiro momento, pelo baixo número de delegacias da mulher no país.

“Nem 10% dos municípios possuem [delegacia da mulher]”, afirmou. Além disso, Samira destacou que há medo por parte dessas mulheres em realizarem essa denúncia em uma delegacia convencional.

Ela sabe que, se for em uma delegacia comum, provavelmente não vai ser bem atendida e acolhida da forma como deveria. Então tem também aquele medo de ser revitimizada, que com certa frequência acontece. Samira Bueno Outro fator é pensar que não há provas suficientes. “Existe uma transferência de responsabilidade porque quem tem que produzir provas é a polícia. Não cabe à mulher produzir provas sobre a agressão que sofreu. A gente tenta não hierarquizar as violências, mas parece muito evidente que, se essa mulher não tem uma marca física muito evidente, com olho roxo ou perna cortada, é como se a história dela não fosse real e ela não fosse ter credibilidade na delegacia”, finalizou.

Acesse a matéria no site de origem.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas