08/01/2014 – Pela primeira vez na história, Salvador tem prefeita negra

08 de janeiro, 2014

(A Tarde/BA) MUDANÇA Vice-prefeita assume comando da capital: “80% da população vai ver uma cara igual à deles na prefeitura”

Com a viagem do prefeito ACM Neto (DEM) ao exterior, Salvador está, pela primeira vez, sob o comando de uma mulher negra. Até sexta-feira, o prefeito estará em viagem oficial à Espanha, onde trata de mobilidade urbana.Ao assumir a prefeitura interinamente, a vice-prefeita Célia Sacramento (PV) entra para a história da cidade, além de ter oportunidade de calar críticas.

Com fama de arrogante, adquirida depois que foi eleita, Célia Sacramento teria três dias para provar que as acusações são falsas.

Mas isso não é uma coisa com que se preocupe, afirma. “Nada disso me abala. Minha autoestima foi trabalhada em casa, pelos meus pais”, diz a vice-prefeita, que atribui essa imagem a uma parcela da imprensa…

Preconceito “Querem depreciar a minha imagem, mas não vão conseguir.

É uma tentativa movida por inveja, despeito, racismo e machismo. Coisa de quem não tem o que fazer”, diz a vice, sem papas na língua.

“O que não percebem é que quem tem competência se estabelece e estou estabelecida.

Para mim, é bomestar todo dia na mídia. É isso que eles fazem”, diz ela.

Harmonia Segundo Célia Sacramento, o ponto que deve ser destacado é o fato de uma mulher negra assumir a gestão municipal pela primeira vez na história.

“Agora, 80% da população vai ver uma cara igual a deles na prefeitura da cidade”, diz.

“Desde que tomei posse, em 2 de janeiro de 2013, saio de casa todos os dias para trabalhar pela cidade, em total harmonia com o prefeito”, afirma. “Construímos juntos o planejamento estratégico e operacional da cidade. Conduzimos tudo como prometemos”, assinala. “O prefeito foi ali e volta. Nada demais. Nada muda”, avalia.

Célia Sacramento não chegou a ser empossada prefeita devido ao curto espaço de tempo em que ACM Neto estará ausente. A transmissão de cargo se dá quando o afastamento ultrapassa 15 dias.

Nos bastidores, teme-se que a breve passagem pelo comando da prefeitura “mexa” com a cabeça da vice-prefeita, que não teria boa relação com os politicos.

A mídia local noticiou que durante o Réveillon ela teria deixado de cumprimentar vereadores ao chegar ao camarote do prefeito Formação Célia Sacramento nega as informações e se mostra mais preocupada coma prefeitura e o seu futuro político. É pré-candidata às eleições de outubro.

“O PV tem um projeto de governo para o país e para a Bahia e vai decidir se serei candidata à Presidência da República, a governadora ou deputada federal”, avalia. Assumir o mais alto cargo público do país não a assusta.

“Não sei se os outros candidatos têm mestrado e doutorado, como eu. Se têmduas formações, experiência empresarial ou são professores universitários há mais de 18 anos, como sou”, observa.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas