12/07/2010 – Dilma não detalha ideias, mas quer voto feminino (Estadão)

12 de julho, 2010

(O Estado de S. Paulo) “Lançada candidata à Presidência da República sob o lema ‘Pátria Mãe, Pátria Mulher’, em evento no qual a questão do gênero foi abordada como um dos pontos centrais da campanha eleitoral, Dilma Rousseff (PT) até o momento não explicitou políticas públicas ou propostas que pretende implementar nesta área”, diz matéria publicado pelo Estadão.

Embora a candidata tenha explicitado que as questões relativas às mulheres serão um dos pontos centrais da campanha, seu programa de governo e seu discurso ainda permanecem genéricos. Pregam, por exemplo, a necessidade de políticas públicas para “desconstruir a cultura machista e patriarcal que aprofundam a desigualdade e a exclusão social de mulheres”. Até o momento, a única proposta concreta feita pela petista refere-se à construção de 6 mil creches em quatro anos, o que auxiliaria as mães trabalhadoras.

Outras propostas ainda serão explicitadas, segundo o comando da campanha, que promete que o combate à desigualdade entre homens e mulheres irá permear todas as políticas públicas em um eventual governo Dilma.

“A questão da mulher é abordada no programa protocolado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em capítulo intitulado Fortalecer o Estado e construir a igualdade para aprofundar a autonomia política, econômica e social das mulheres. ‘O terceiro governo do PT deve ter como eixo estruturante do seu programa a construção da igualdade entre mulheres e homens’, diz trecho do documento.

O programa propõe o “fortalecimento da Secretaria Especial para as Mulheres” e cita como prioridades a promoção da saúde da mulher, o combate à violência e a ampliação da participação de mulheres em espaços de poder.

Segundo apurou a reportagem do Estadão, a presidente do PMDB Mulher e ex-deputada federal Maria Elvira reclamou com o candidato a vice-presidente na chapa de Dilma, Michel Temer (PMDB), sobre a ausência de tópicos específicos sobre políticas de gênero e defesa das minorias.

“O governo Lula avançou bastante no setor, mas ainda temos que avançar muito na política reprodutiva, na construção de creches, na educação”, diz Maria Elvira. Para o PMDB Mulher, os temas que devem merecer a atenção de Dilma Rouseff são violência familiar, habitação e saúde da mulher.

Veja essa matéria em pdf: Dilma não detalha ideias, mas quer voto feminino (O Estado de S. Paulo – 12/07/2010)

Leia também:
05/07/2010 – Pesquisas mostram que petista perde no eleitorado feminino (Estadão)
04/07/2010 – Ibope confirma Serra e Dilma empatados às vésperas da largada (Estadão)
Datafolha indica empate entre Serra e Dilma (Folha de S.Paulo – 02 e 03/07/2010)
Opinião: O poder do voto feminino – por Fátima Pacheco Jordão

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas