15/05/2012 – Obama vai em busca do voto feminino

15 de maio, 2012

(Verena Fornetti, correspondente da Folha de S.Paulo em Nova York) Em faculdade que só aceita meninas, presidente diz a formandas que elas poderão moldar o destino do país. Democratas acusam rivais republicanos de fazerem guerra contra mulheres, por restrição a direitos reprodutivos

Menos de uma semana depois de declarar apoio ao casamento gay, o presidente dos EUA, Barack Obama, visitou Nova York para discursar para formandas do Barnard College, faculdade de elite que só aceita meninas, e para homossexuais em um evento promovido pelo cantor Ricky Martin.

Na instituição de ensino, Obama encorajou as estudantes a se tornarem líderes e superarem as limitações que a economia fraca do país impõe. “Não acreditem quando disserem que não é possível.”

“Vocês agora estão prontas para fazer deste o século em que as mulheres não só moldam o próprio destino, mas o destino de toda a nação”, disse o democrata, que concorre à reeleição em novembro e busca o voto das mulheres, que será decisivo nesta eleição presidencial.

Os democratas acusam os republicanos de fazer uma “guerra contra as mulheres” ao tentar restringir direitos relacionados à contracepção -por exemplo, a distribuição de pílula do dia seguinte.

A decisão de Obama de falar em Barnard, e não em Columbia, onde ele se graduou, surpreendeu alunos.

Muitíssimo aplaudido pelas alunas, Obama falou da infância, dos exemplos que recebeu da mãe e da avó e da influência positiva que a personalidade autoconfiante de Michelle Obama exerce sobre as filhas Sasha e Malia.

Também abordou temas caros à campanha, entre eles a ampliação do acesso ao ensino superior e a promoção de um sistema de saúde mais igualitário e inclusivo.

Após o evento em Barnard, Obama iria a eventos organizados pela comunidade gay para arrecadar fundos.

Acesse em pdf: Após aceno aos gays, Obama corteja o apoio das mulheres (Folha de S.Paulo – 15/05/2012)


(Gustavo Chacra, correspondente de O Estado de S. Paulo em Nova York) Presidente discursa em faculdade que é reduto feminista e grava programa de TV para mulheres 

Uma semana depois de anunciar seu apoio ao casamento entre pessoas do mesmo sexo, Barack Obama decidiu se concentrar ontem na busca do voto feminino ao discursar em entidade de ensino superior que tem apenas alunas. Para completar, o presidente dos EUA gravou uma participação em um programa da rede de TV ABC que tem cinco apresentadoras, incluindo Whoopi Goldberg e Barbara Walters. 

Além da ofensiva pelo voto feminino, que é uma das faixas demográficas nas quais sua vantagem sobre Mitt Romney ultrapassa os 10 pontos porcentuais, Obama também lançou um comercial atacando seu adversário republicano por seus anos como executivo de um fundo privado.

“Estou convencido de que as mulheres de sua geração têm a vontade necessária para nos liderar”, disse Obama em discurso no Barnard College, uma faculdade associada à Universidade Colúmbia, em Nova York, onde se formou no começo dos anos 80 em Ciências Políticas.

Todos os anos, o presidente recebe centenas de convites para discursar. Neste ano, a escolha do Barnard causou polêmica, pois o presidente se ofereceu para falar, ignorando pedidos até mesmo da Colúmbia, que o viu rejeitar ser orador pelo nono ano seguido.

O Barnard aceitou Obama como orador, cancelando a participação de Jill Abramson, uma ex-aluna e primeira mulher a ocupar o cargo de editora executiva do New York Times. Críticos de Obama também advertiram para supostos fins eleitoreiros na escolha de uma faculdade considerada um dos redutos do feminismo americano.

Acesse em pdf: Obama vai em busca do voto feminino (O Estado de S. Paulo – 15/05/2012)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas