(Jornal do Senado) Em pronunciamento ontem, Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) comemorou a opinião positiva do povo brasileiro sobre a presença das mulheres na política, apurada em pesquisa realizada pelo Ibope em conjunto com o Instituto Patrícia Galvão.
Entre os números do levantamento, divulgados ontem pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Vanessa sublinhou que 71% dos entrevistados consideram “muito importante” ou “importante” a aprovação do projeto que garante 50% de mulheres na lista de candidatos de cada partido. Ela assinalou ainda que quatro em cada cinco pessoas concordam que as leis devem garantir número igual de homens e mulheres no exercício de cargos políticos.
— Para garantirmos uma melhor representação, temos de fazer a reforma política. E temos o entendimento de que, no debate da reforma política, se faz imprescindível o debate da própria representação da sociedade brasileira — afirmou.
A senadora apontou as dificuldades que as mulheres têm para participar da vida política do país. Na avaliação dela, no modelo de financiamento privado de campanhas eleitorais, os recursos geralmente são destinados a candidatos homens.
Vanessa argumentou que a pesquisa, realizada antes das manifestações de junho, mostra que há demanda por uma reforma “que aponte para a democracia” e assegure igualdade de condições nas eleições.
Acesse o PDF: Vanessa celebra opinião sobre mulher na política (Jornal do Senado – 10/07/2013)
Leia também: Ministra Eleonora defende inclusão de mais mulheres no poder em debate sobre reforma política
Quase 80% dos brasileiros querem mais mulheres no poder
80% querem lei que reserve metade das cadeiras do Legislativo para mulheres, por Fernando Rodrigues
Brasil ocupa 121º lugar em relação à participação de mulheres na política
E assista: Sociedade brasileira é favorável à participação maior das mulheres na política do país
Assista à apresentação da pesquisa ‘Mais Mulheres na Política’
Pesquisa diz que 74% dos brasileiros só crê na democracia com a presença de mulheres em altos cargos
Brasileiros querem mais mulheres na política, revela pesquisa