Assédio, estresse e sobrecarga afetam mulheres no trabalho, aponta pesquisa

24 de maio, 2024 UOL Por Marcela Schiavon

Como anda o mercado de trabalho, a saúde, a segurança, os direitos e as responsabilidades domésticas das mulheres ao redor do mundo? O relatório Women At Work busca entender esse panorama ano após ano. Uma pesquisa global com mais de 5.000 mulheres aponta os principais desafios das mulheres no mercado de trabalho.

Em sua quarta edição, o estudo realizado pela Deloitte mostra pontos críticos no local de trabalho e na sociedade que podem impactar profundamente as carreiras das mulheres e até onde os empregadores podem ir para ambiente onde as trabalhadoras prosperem mundialmente.

Retrospectiva

  • Impacto da covid-19. Os anos de 2021 e 2022, segundo a companhia, foram dominados pelos impactos negativos da pandemia e pelos desafios pós-pandemia. Eles revelaram um mundo de trabalho onde as mulheres lutavam contra o esgotamento, sofriam exclusão à medida que as organizações mudavam para o trabalho híbrido e encontravam comportamentos não inclusivos.
  • Mesmo com o fim da pandemia, a sobrecarga continua. Em 2023, houve alguns sinais de melhoria nestas áreas, mas os elevados níveis de stress, as pesadas cargas domésticas, a falta de apoio no local de trabalho para os desafios de saúde física e mental e as preocupações com o trabalho flexível continuaram — e quase metade das mulheres ainda enfrentava comportamentos não inclusivos no trabalho. Ano passado, mais mulheres pediram demissão do que nos dois anos anteriores juntos.

Acesse a matéria no site de origem.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas