Sobre o Instituto PATRÍCIA GALVÃO
Com essa frase na capa de seu folheto de apresentação, o Instituto Patrícia Galvão anunciava em 2001 a criação da primeira organização feminista brasileira focada na defesa dos direitos das mulheres por meio de ações na mídia.
Uma iniciativa de cerca de 30 comunicadoras feministas de diversas regiões do país, o Instituto tem como missão contribuir para a ampliação e a qualificação do debate público sobre questões críticas que afetam o pleno acesso das mulheres a seus direitos no Brasil.
Para o Instituto, as leis, políticas públicas, serviços e ações de enfrentamento à desigualdade de gênero devem considerar as desigualdades estruturais e históricas e as diferentes condições vividas pelas mulheres brasileiras, que se combinam com outras discriminações, como o racismo, a LBTIfobia, o capacitismo; e a mídia é um espaço estratégico de incidência social e política para qualificar os debates sobre as ações e políticas voltadas à promoção da igualdade e equidade de gênero e raça/etnia e respeito à identidade de gênero e orientação sexual.
Nestas duas décadas de atuação, o Instituto Patrícia Galvão tornou-se uma referência nacional e internacional na defesa dos direitos das mulheres brasileiras em ações de comunicação e de incidência no debate público, como a realização de pesquisas de opinião, a produção de conteúdos, dossiês e sugestões de pautas para a imprensa e mídias sociais, além da promoção de eventos e campanhas para fomentar a reflexão social e demandar respostas do Estado e/ou mudanças na sociedade e na mídia.
Conheça nossas frentes de ação.
Criada em 2009 pelo Instituto Patrícia Galvão, a Agência Patrícia Galvão produz e divulga notícias, dados e conteúdos multimídia sobre os direitos das mulheres brasileiras.
Seu objetivo principal é dar maior amplitude à cobertura jornalística, influindo no comportamento editorial sobre problemas, propostas e prioridades que atingem 51% da população do país: as mulheres.
Hoje, a internet é a principal ferramenta de busca de conteúdo de suporte editorial nas redações. Ao acessar o portal da Agência, a/o profissional de comunicação encontrará um conteúdo multimídia diversificado, preciso, confiável e atualizado na forma de dados, pesquisas, sugestões de pauta, indicação de fontes qualificadas, notícias selecionadas e artigos de opinião.