04/05/2012 – Relatora quer convocar autoridades de SC que não compareceram à audiência de CPMI de Violência Contra a Mulher

04 de maio, 2012

(Jornal do Senado) A relatora da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito da Violência contra a Mulher, senadora Ana Rita (PT-ES), lamentou a ausência de várias autoridades de Santa Catarina em audiência pública realizada sexta-feira na Assembleia Legislativa do estado, em ­Florianópolis.

Ana Rita afirmou que as informações na audiência não foram completas nem suficientes sobre o quadro de insegurança das mulheres no estado, e apresentará requerimento para que os ausentes sejam convocados a prestar esclarecimentos em Brasília.

— Como relatora, me sinto na obrigação de fazer isso. É uma falta de atenção com o trabalho da CPI — disse.

O secretário de Segurança Pública de Santa Catarina, César Grubba, foi representado pela titular da 6ª Delegacia da Mulher, Criança e ­Adolescente, Juliana Renda Gomes. Ana Rita elogiou a boa vontade da delegada, mas esperava uma visão mais ampla da situação.

Também convidado para a audiência, o procurador-geral de Justiça, Lio Marcos Marin, enviou como representante a procuradora Maria Amélia Borges Moreira Abbad.

Por sua vez, o secretário de Saúde, Dalmo Claro de Oliveira, não compareceu nem foi representado.

cpmiviolenciasc04052012_lucasgabrieldiniz_alescA omissão do poder público foi apontada pelo movimento de mulheres como um grande obstáculo para a plena eficácia da Lei Maria da Penha. Em entrevista coletiva que antecedeu a audiência pública, Ana Rita salientou o contraste entre o avanço da legislação brasileira e os índices alarmantes de agressões contra mulheres.

Ela considera que ainda há uma grande carência de serviços de assistência às vítimas de violência.

— Em Santa Catarina, o maior problema apresentado é a falta de uma defensoria pública. Uma mulher que sofre violência, que precisa de apoio jurídico no estado, não tem — lamentou Ana Rita.

Desde sua instalação, em fevereiro, a CPI mista já realizou dez audiências públicas no Senado e esteve em Pernambuco e Minas Gerais. O plano de trabalho prevê visitas aos dez estados com maiores índices de violência contra a mulher.

Hoje, o colegiado estará na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. O encontro contará com a participação de gestores públicos, parlamentares e representantes de movimentos sociais.

Antes da audiência, a CPI mista visitará o presidente do Tribunal de Justiça do estado, Marcelo Bandeira Pereira, e o governador em exercício, Beto Grill. O debate está marcado para as 14h.

Acesse em pdf: Ana Rita quer convocar autoridades de Santa Catarina que não compareceram a audiência de CPI (Jornal do Senado – 04/05/2012)

Leia também:
30/04/2012 – CPMI da violência contra a mulher poderá ser prorrogada
27/04/2012 – CPI sobre violência contra a mulher visita Belo Horizonte
19/04/2012 – Violência sexual: governo quer aumentar atendimento em 50%
19/04/2012 – Representantes do governo apontam ações para combater a violência contra a mulher
16/04/2012 – Fórum de Mulheres de Pernambuco entrega dossiê à CPMI sobre violência contra a mulher
12/04/2012 – CPI lança ‘site’ para facilitar denúncia de violência contra a mulher
10/04/2012 – Pesquisadoras apontam falhas no acolhimento de mulheres vítimas de violência
29/03/2012 – CPI sobre Violência Contra a Mulher aprova repúdio à decisão do STJ sobre estupro de menor
29/03/2012 – Ativistas denunciam prostituição infantil em grandes obras no Norte e Nordeste
27/03/2012 – Estados não investem em equipamentos de proteção às mulheres, denuncia ativista
20/03/2012 – Faltam serviços de atendimento às mulheres vítimas de violência, diz secretária

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas