Violência contra a mulher aumenta 22% no Nordeste no primeiro semestre de 2023

mulher-levantou-a-mao-para-dissudir-a-campanha-pare-a-violenci-contra-as-mulheres-mulher-afro-americana-levantou-a-mao-para-dissudir-com-espaco-de-copi.jpg

Foto: @stefamerpik/Unplash

09 de agosto, 2023 Agência Tatu Por Karina Dantas

Agência Tatu analisou dados obtidos via LAI e comparou com o mesmo período de 2022

Agosto é conhecido por ser o mês de conscientização pelo fim da violência contra as mulheres, situação preocupante e crescente em todo o país. Em seis estados do Nordeste, dados recentes apontam que houve um aumento nos casos relacionados. Alagoas, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe registraram um aumento de 22% nos casos de violência contra a mulher no primeiro semestre de 2023.

Os dados foram obtidos via Lei de Acesso à Informação (LAI) pela Agência Tatu, que solicitou para as nove unidades federativas da região Nordeste, mas só recebeu as informações de seis estados.

Dentre os estados analisados, Ceará registrou o maior aumento percentual dos casos de violência contra a mulher enquadrados na Lei Maria da Penha (nº 11.340), com 29,40%, de janeiro a junho de 2023, quando comparados com o mesmo período de 2022. Em seguida, Alagoas teve 25,78% mais casos, somente no primeiro semestre.

Acesse a matéria no site de origem.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas