Peças nas redes sociais trazem alertas sobre assédio, destacam o Ligue 180 como canal de orientação e informações e a importância das mulheres para a construção da festa
O Ministério das Mulheres lança neste Carnaval uma campanha em parceria com duas representações da ONU no Brasil: o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e a ONU Mulheres. As peças serão publicadas nas redes sociais e terão como foco três eixos:
1. “Deixe o preconceito no passado”: destaque para o Carnaval como uma festa da diversidade e do respeito às mulheres, sem machismo e LGBTfobia;
2. “Festa da renda extra”: destaque às mulheres que trabalham nos preparativos e durante a folia, gerando renda e ‘puxando a festa’;
3. “Curtir o Carnaval com segurança”: traz dicas como “pule Carnaval com pessoas que confia” e “andar em grupo pode coibir assaltos, brigas e assédios”.
A campanha destaca ainda o Ligue 180 – serviço gratuito de informações, orientação e denúncias sobre violência contra as mulheres – como um canal importante para se informar sobre direitos e serviços ou realizar uma denúncia caso tenha presenciado uma situação de assédio ou violência durante o feriado.
No Brasil, 45% das mulheres já tiveram o corpo tocado sem consentimento em local público, segundo pesquisa do IPEC com o Instituto Patrícia Galvão.
Importunação sexual é todo ato libidinoso praticado contra alguém com o objetivo de satisfazer o seu próprio desejo sem o consentimento dessa pessoa.
Com informações do Ministério das Mulheres.