08/11/2010 – Um time mais feminino no governo Dilma?

09 de novembro, 2010

(O Estado de S. Paulo/O Globo/Correio Braziliense/Valor Econômico) “Já registro aqui meu primeiro compromisso após a eleição: honrar as mulheres brasileiras, para que este fato, até hoje inédito, se transforme num evento natural”, declarou a presidente eleita Dilma Rousseff, em seu primeiro discurso após a proclamação oficial do resultado das eleições. “A igualdade de oportunidades para homens e mulheres é um principio essencial da democracia. Gostaria muito que os pais e mães de meninas olhassem hoje nos olhos delas, e lhes dissessem: sim, a mulher pode!”, enfatizou Dilma.

Agora a presidente eleita tem a missão de nomear um time mais feminino para auxiliá-la em seu governo. Será um gesto simbólico para mostrar que elas “podem” chegar lá.

Em reunião com o presidente Lula e a equipe de transição, Dilma Rousseff estabeleceu como meta que um terço do seu futuro ministério seja ocupado por mulheres. Leia mais em: Dilma quer um terço de mulheres no ministério (Folha de S.Paulo – 09/11/2010)

As ministeriáveis

dilmarousseff_jeanKkkkk Dizem os mais próximos que nada diverte tanto Dilma, atualmente, quanto espiar o noticiário e ver quanta gente já está “nomeada” para seu ministério. [Nota na seção Painel da Folha de S.Paulo de 07/11/2010]

“Quem conhece Dilma tem achado improváveis as listas de ministeriáveis que têm sido recitadas por assessores. Acham que o que aparece é um ministério quase idêntico ao que aí está, já desgastado, um repeteco do governo Lula, e não seria do feitio do presidente uma interferência nessa proporção”, diz a reportagem do Valor Econômico.

O primeiro nome que tem aparecido com frequencia nas listas de ministeriáveis que circulam nos meios políticos e na imprensa é o de Maria das Graças Foster, diretora de Gás e Energia da Petrobrás, que deve ter papel de destaque no governo Dilma, possivelmente na presidência da Petrobrás. (Leia mais sobre Graça Foster em: “Clone” de Dilma, diretora da Petrobras tem cotação em alta (Folha de S.Paulo – 07/11/2010)

Segundo a reportagem do Estadão, embora Dilma Rousseff  prefira que Graça vá para a Petrobrás, também estuda a possibilidade de levá-la ao Palácio do Planalto. “Na bolsa de apostas, o nome da engenheira química é cotado para a Casa Civil, ministério-latifúndio que será reformulado, perdendo funções executivas”, apurou a reportagem. “Primeira mulher a integrar a diretoria executiva da estatal, Graça é vista como “gerentona” eficiente e “caxias”, que trabalha mais de 12 horas por dia. Mas não tem perfil político. A presidente eleita é tão amiga de Graça que sai para jantar com ela quase toda vez que vai ao Rio. As duas se conheceram em 1999 e ficaram mais próximas quando Dilma era ministra de Minas e Energia e, depois, da Casa Civil.”

A reportagem do Valor aposta em um nome que ainda não tem sido muito comentado, mas que tem grande seu prestígio com a presidente eleita: a presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda Ramos Coelho. “Dilma gosta do trabalho que ela fez nos programas habitacionais, tem comando e deve aumentar seu espaço no novo governo”, afurma a matéria.

O Estadão diz também que o grupo da ex-ministra do Turismo Marta Suplicy está tentando tudo para “emplacá-la” novamente na Esplanada. Os discípulos de Marta, senadora eleita pelo PT de São Paulo, querem que ela vá para o Ministério das Cidades, um dos cargos mais cobiçados. Por outro lado, o PP, que já ocupa essa cadeira, quer mantê-la, o PMDB está de olho na vaga e  não há unanimidade no PT em torno de Marta.

“Dilma ainda não bateu o martelo sobre a escalação feminina. Mas dá sinais de que pretende prestigiar algumas das atuais colaboradoras do governo, como as gaúchas Tereza Campello, assessora especial da Casa Civil, e Alexandra Reschke, secretária de Patrimônio da União.”

estadosp071110_poderfeminino

Fonte: O Estado de S. Paulo.

Ajudantes de ordens

A posse da primeira mulher presidente também trará uma mudança nos ritos e costumes da República. Dilma Rousseff terá quatro ajudantes de ordens, todas mulheres. A chefe será uma comandante da Marinha e suas subordinadas serão das três Forças Armadas. O esquema de segurança também sofrerá adaptações para abrigar o quadro feminino das Forças Armadas, da Polícia Federal e até da Polícia Militar. “O visual do governo vai mudar”, brincou Lula.

Acesse:
Governo de Dilma promete participação feminina em todas esferas da política (Correio Braziliense – 08/11/2010)
Dilma pode iniciar pela Petrobrás escalação de time feminino no governo (O Estado de S. Paulo – 07/11/2010)
Dilma vai contar com grande número de mulheres em ministérios e assessorias (O Globo – 07/11/2010)
Lula não quer a antessala de Dilma (Valor Econômico – 03/11/2010)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas