Reportagem publicada na Folha de S.Paulo trata das estratégias dos partidos dos pré-candidatos à Presidência para conquistar as mulheres brasileiras, que representam hoje quase 52% do eleitorado, ou 68,5 milhões de votos.
PT e PSDB criaram núcleos de campanha para identificar temas de interesse das mulheres. Enquanto a ex-ministra Dilma Rouseff (PT) destaca o empenho do governo Lula no combate à violência doméstica, o ex-governador de São Paulo José Serra irá enfatizar suas iniciativas nas áreas da saúde e do trabalho.
Ao inaugurar uma termelétrica, Lula discursa: “Para as mulheres não basta apenas ser a maioria numérica deste país.
As mulheres querem ocupar mais espaço, participar da política. Já não querem mais ser tratadas como objeto de segundo grau (…), de cama e mesa”.
Ao ser entrevistada em um programa voltado para mulheres das classes C e D, a senadora Marina Silva (PV-AC) conta detalhes sobre como venceu o preconceito de gênero na família para deixar o seringal e entrar na universidade.
Ao refletir sobre equívocos cometidos em campanhas passadas, o deputado Ciro Gomes (PSB-CE) admitiu que suas piadas machistas contribuíram para tirá-lo do páreo na corrida presidencial em 2002. De “saco cheio das perguntas sobre a Patrícia Pillar”, Ciro disse que o papel dela na campanha era dormir com ele. “Aí pronto: eu virei um machista.”
Acesse a notícia na íntegra: Candidatos priorizam eleitorado feminino (Folha de S.Paulo – 11/04/2010)
Leia também: 11/04/2010 – Partidos não respeitam exigência de ter 30% de candidatas
Leia também:
02/05/2010 – O poder das balzaquianas, por Gaudêncio Torquato
25/04/2010 – Dilma procura reverter desvantagem entre mulheres
24/04/2010 – Dilma quer se lançar candidata a “presidenta”
23/04/2010 – Uma nova investida nos votos femininos
23/04/2010 – PT traça estratégias para aproximar Dilma das eleitoras
22/04/2010 – Eleitorado feminino garante no Ibope vantagem de Serra sobre Dilma
19/04/2010 – Dilma diz que vai conversar com as mulheres usando todas as mídias
13/04/2010 – Marta diz que tem gente que ainda ‘não vota em mulher’
13/04/2010 – Os alvos de Marina na campanha presidencial
10/04/2010 – O voto das mulheres, por Fernando Rodrigues