10/04/2010 – O voto das mulheres, por Fernando Rodrigues

936
0
Compartilhar:
image_pdfPDF

Na avaliação do jornalista Fernando Rodrigues, o voto das mulheres tem apresentado até agora um comportamento curioso em relação à eleição presidencial deste ano: “as duas mulheres candidatas para valer na disputa, Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PV), ainda não conseguiram usar o fator gênero para alavancar suas campanhas”.

No artigo publicado em sua coluna no jornal Folha de S.Paulo, o jornalista apóia-se na análise do demógrafo José Eustáquio Diniz Alves, do IBGE, sobre seis pesquisas de intenção de voto realizadas neste ano. Em todos os levantamentos, o pré-candidato do PSDB, José Serra, leva vantagem sobre a petista Dilma Rousseff entre o eleitorado feminino. Ao mesmo tempo, Serra e Dilma praticamente empatam quando considerados apenas os votos dos homens.

José Eustáquio afirma não saber de onde se origina a dificuldade de Dilma com o eleitorado feminino. Mas uma pista pode estar no histórico de votação do presidente Lula: “O atual presidente do Brasil sempre teve menos votos entre as mulheres em todas as cinco eleições presidenciais que disputou”, diz Eustáquio. Segundo o demógrafo, se Lula tivesse obtido a mesma proporção de apoio entre homens e mulheres, teria vencido no primeiro turno as eleições de 2002 e de 2006.

O jornalista Fernando Rodrigues menciona também “a hipótese do machismo disfarçado, latente na sociedade brasileira – mais conservadora do que se imagina”. E cita Eustáquio, que diz que, conforme estuda o tema, mais dúvidas tem: “Será que o eleitorado feminino está menos propenso a votar em Dilma por um machismo do estilo ‘mulher não vota em mulher’? Ou, ao contrário, o eleitorado feminino resiste a Dilma por projetar na candidata um machismo que talvez atribua a Lula, como em outras eleições?”.

Fernando Rodrigues encerra seu artigo, afirmando que a compreensão sobre o comportamento do voto feminino “será vital para quem quiser ganhar a eleição. O PT, Dilma e Lula ainda parecem longe de uma resposta”.


Estudo de José Eustáquio Diniz sobre o voto das mulheres nas eleições

Em seu blog o jornalista postou o estudo do demógrafo José Eustáquio Diniz Alves, intitulado “A reversão das expectativas de gênero nas eleições 2010: Dilma na frente entre os homens e Serra na frente entre as mulheres, de onde foram extraídos os seguintes gráficos:

Gráfico 1: Intenção de voto nas candidaturas de José Serra e Dilma Rousseff entre o eleitorado masculino e feminino em seis pesquisas nacionais, Brasil: janeiro a março de 2010
blogfrodrigues100410_graf1


Gráfico 2
: Intenção de voto nas candidaturas de José Serra e Dilma Rousseff entre o eleitorado feminino em seis pesquisas nacionais, Brasil: janeiro a março de 2010

blogfrodrigues100410_graf2

Gráfico 3: Intenção de voto nas candidaturas de José Serra e Dilma Rousseff entre o eleitorado masculino em seis pesquisas nacionais, Brasil: janeiro a março de 2010

blogfrodrigues100410_graf3

Acesse o artigo de Fernando Rodrgiues na íntegra: O voto das mulheres, por Fernando Rodrigues (Folha de S.Paulo – 10/04/2010)

Para ler o artigo de José Eustáquio Diniz, acesse o post no blog de Fernando Rodrigues
Assista a trecho de Palestra de José Eustáquio Diniz Alves sobre a baixa participação das mulheres na política

Leia também:
9 em cada 10 brasileiros votariam em uma mulher – Pesquisa Mulheres na Política (Ibope/Instituto Patrícia Galvão, 2009)
06/05/2010 – Por que mulher não vota em mulher, por Céli Pinto
02/05/2010 – O poder das balzaquianas, por Gaudêncio Torquato
19/04/2010 – Dilma diz que vai conversar com as mulheres usando todas as mídias
13/04/2010 – Marta diz que tem gente que ainda ‘não vota em mulher’
13/04/2010 – Os alvos de Marina na campanha presidencial
11/04/2010 – Partidos não respeitam exigência de ter 30% de candidatas
11/04/2010 – Candidatos priorizam eleitorado feminino
25/04/2010 – Dilma procura reverter desvantagem entre mulheres
24/04/2010 – Dilma quer se lançar candidata a “presidenta”
23/04/2010 – Uma nova investida nos votos femininos
23/04/2010 – PT traça estratégias para aproximar Dilma das eleitoras
22/04/2010 – Eleitorado feminino garante no Ibope vantagem de Serra sobre Dilma

 

Compartilhar: